Carga ativa para baixa corrente - Atualização

Depois de usar por um tempo a carga ativa de baixa corrente eu decidi substituir o transistor de potência TIP58A por um TIP35, como a corrente de coletor do TIP35 é praticamente o dobro da Ic do TIP58A eu posso ficar mais tranquilo quanto a limitação da corrente da carga, como não tem nenhum tipo de proteção no circuito eu posso usar essa carga até quase 10A sem medo de queimar o transistor.

Outra vantagem do uso do TIP35 em cargas ativas é a relação custo/benefício. Esse tipo de transistor tem um custo muito baixo, ainda é bem fácil achar original e com uma corrente de coletor que pode chegar a 16A(limitado pelo dissipador), sem falar do seu encapsulamento que é bem mais prático do que transistores que usam o encapsulamento TO3, por isso pretendo também modificar a carga ativa para 20A que montei e substituir os 2N3773 pelos TIP35 futuramente.

Abaixo o vídeo que fiz da substituição e teste da carga.




Reparem que para uma corrente de até 7A é possível usar o mesmo esquema, mas se for drenar mais corrente o resistor de emissor(R2) deve ser trocado por um de 10W ou mais.

4 comentários:

perninha disse...

Muito legal este circuito de carga, exatamente o que eu precisava. Pra testar o lado negativo da fonte, como podemos fazer ? Tem que fazer um novo circuito ?

Picco disse...

Eu acho que se você inverter a polaridade deve funcionar ou você pode montar uma versão com transistores PNP.

perninha disse...

Obrigado pela resposta. Encontrei em um grupo de discussão gringo uma solução que seria colocar uma ponte de diodos entre a carga e o teste, isso aumentaria o erro na medida de tensão em 1,2V, mas não sei como fazer isso. Outra coisa, isso não deve funcionar com carga feita com FETs por causo do diodo interno.

Picco disse...

Perninha,

Essa é uma forma usada para proteção contra inversão de polaridade, você pega uma ponte ret., liga o positivo e negativo na alimentação do circuito que você quer proteger e na entrada AC da ponte você pode ligar o positivo e negativo de qualquer forma, só não sei se vai servir nesse caso, é preciso testar e você tem que usar uma ponte com corrente superior a corrente da carga.

Tenho um circuito mais recente dessa carga que eu ia fazer uma proteção contra inversão de polaridade e a princípio eu pensei em usar uma ponte ret., mas desisti por causa da queda de tensão, depois montei uma com relê que não deu muito certo e acabei deixando sem proteção.

Nesse link - https://blogdopicco.blogspot.com/2019/08/carga-ativa-para-baixa-corrente.html - tem a versão atualizada dessa carga, não sei se você viu.