sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alto-falante plano e flexível pode ser grudado no interior do carro



Engenheiros da Universidade Warwick, no Reino Unido, criaram um alto-falante plano e totalmente flexível que poderá finalmente tornar audíveis os anúncios feitos em aeroportos, rodoviárias e outros lugares públicos.
O alto-falante plano mede apenas 0,25 milímetro de espessura, podendo ser pendurado como se fosse um quadro, colado sobre paredes irregulares e até mesmo no interior dos automóveis.

Alto-falante plano flexível

Batizado de FFL (Flat, Flexible Loudspeaker: alto-falante plano flexível), o equipamento é ideal para locais públicos porque ele libera ondas sonoras planares, que atingem distâncias maiores do que as ondas emitidas pelos alto-falantes tradicionais, produzindo um som mais limpo e claro.
Contudo, seus criadores acreditam que ele também poderá substituir inteiramente os alto-falantes em aplicações domésticas e em automóveis.
"Nós acreditamos que esta seja uma tecnologia verdadeiramente inovadora. Seu tamanho e sua flexibilidade significam que ele pode ser utilizado em todos os locais onde haja restrições de espaço," explica o pesquisador Steve Couchman, que participou no aprimoramento da tecnologia FFL.

Som integral no carro

Alguns fabricantes de automóveis já demonstraram interesse na tecnologia porque ela permitirá a instalação dos alto-falantes diretamente na superfície interna dos veículos, substituindo os grandes e pesados equipamentos atuais. Além disso, a experiência de um som vindo de todos os lados é realmente diferenciada.

Ressonador perfeito

Todos os alto-falantes funcionam da mesma forma, convertendo um sinal elétrico em sons. Normalmente o sinal é usado para gerar um campo magnético variável que faz vibrar um cone mecânico, produzindo o som.
Os alto-falantes flexíveis FFL são feitos com películas superpostas de materiais condutores e isolantes, resultando em um laminado que vibra e produz som quando excitado por uma corrente elétrica.
O alto-falante laminado funciona como um pistão ressonador perfeito. O diafragma inteiro irradia em fase, produzindo uma onda sonora plana altamente direcionada e com um som muito puro.

Fonte: Inovação Tecnológica

Nenhum comentário: