sábado, 12 de fevereiro de 2011

Esquentando água com um resistor

Usei um resistor(3,3R) para fazer teste em minha fonte de 10A e como a potência dele é baixa ele esquentou tanto que o encapsulamento dele trincou e se soltou ficando somente a resistência.
O encapsulamento dele é parecido com essa imagem abaixo só não tinha esse metal em seu corpo e os terminais são maiores.



Coloquei ele(ou o que sobrou dele) dentro de um copo com água para continuar os testes, veja como faz barulho depois de ligada a fonte.

6 comentários:

Paulo disse...

usei isso para fazer uma pistola de cola-quente para 12V. Funciona

Picco disse...

Mais uma utilidade além de esquentar a água.

Luciano disse...

eheheh... Em vez de detonar um pobre resistor, vá em qualquer auto-elétrico e peça pra te darem umas 3 ou 4 lampadas bi-iodo que tenha um dos polos queimados, geralmente queima o da luz baixa.

É muito melhor pra usar como carga pra teste de fontes.

Cada um drena cerca de 5A, dai você pode associar como precisar pra ter múltiplos ou sub-múltiplos.

Picco disse...

Luciano,

Obrigado pela dica, não sabia que essa lãmpada consumia tudo isso. Tenho um colega que usa lãmpada incandescente 110V para testar, só não sei qual é a potência, ele falou que consome 3A cada.
Eu usei o resistor porque é o que estava mais fácil no momento.

Um abraço

Gilvan Vieira disse...

Tenho uma revista Elektor eletrônica que mostra um projeto de uma resistência eletrônica a base de transistores 2N3055 que atuam como resistores , só não me lembro o n° dela , e se eu for procurar , só vou encontrar no ano que vem .. (rsrsrsrs )

Picco disse...

Gilvan, essa revista está postada no blog, e da série Brasil anos 80.

Um abraço