quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acoplador de antena - Primeira parte [Montagem]

Esse é um equipamento indispensável para todo radioescuta, como, em breve, estarei com um local fixo para fazer minhas escutas decidi montar e aproveito para mostrar todo o processo que fiz.

Este é o esquema do acolpador, a postagem original você pode acessar aqui.


Componentes:

C1 - Capacitor variável de 250pF*
C2 - Capacitor variável de 365pF
C3 - Capacitor fixo de 270pF
J1 e J2 - Jacks de entrada e saída
SW1 - Chave seletora de 1 pólo 12 posições
SW2 - Interruptor simples
L1 - 112 voltas em um tubo de 4,5 cm de diâmetro, 10 cm de comprimento** e fio 18 AWG com derivações conforme descrito no esquema.

(*)Usei um capacitor de 365pF no lugar.
(**)Essa é uma medida do esquema original, provavelmente quando usado fio esmaltado, eu usei fio 18 tipo cabinho, o comprimento do tubo ficou com 29 cm.



Esta é a placa que vai alojar os capacitores C1, C2 e C3, o interruptor SW2 e terminais de ligação da bobina.


Esse é o lado dos componentes, repare nas furações perfeitas, hehe.


Aqui é o detalhe do pequeno deslize que aconteceu quando fui cortar a placa, olha o resultado abaixo.


Nada como um ovo cozido antes de dormir para acelerar o processo de cicatrização.


Essa é a aparência da placa com os componentes. O conector azul é para o terra(centro) e a bobina. O outro terminal é para o seletor da bobina(ponto A no esquema)


Tubo e as placas que usei para fixar a bobina. Início do enrolamento


Furação da ripa de madeira que fiz a montagem(lado de baixo)


Furação da ripa de madeira que fiz a montagem(lado dos componentes)


Aqui com as placas que fazem a fixação e ligação elétrica da bobina. Eu estava imaginando uma forma de, ao mesmo tempo, segurar a bobina no tubo e conectar o início e fim da bobina, como usei espaçador e parafuso de latão eu aproveitei e fiz essas duas placas para as conexões elétricas. O parafuso que segura a bobina é aparafusado por baixo junto com as arruelas de contato e a simples. Os parafusos que seguram essas placas é encaixado por baixo da madeira, fixei as porcas com estanho para uma melhor maneira de desmontar caso tenha algum problema. Fixei as placas para a soldagem do terra, o resultado vocês podem ver na imagem abaixo.

A placa da bobina já com os terminais de entrada e saída.

O resultado da montagem vocês podem ver nas próximas imagens. Eu não quis colocar a chave seletora porque não montei o acoplador dentro de uma caixa, no lugar coloquei um simples fio com uma garra de jacaré para fazer a seleção manual.




Detalhe das conexões da bobina.




Aqui já com o fio do seletor no lugar


Considerações finais

A montagem e o projeto das placas não teve muitos problemas, com muita paciência consegui montar tudo em poucos dias. A confecção da bobina e suas derivações deram um pouco de trabalho porque eu tinha que colocar, no fio, todos os termoplásticos que iria usar juntos e toda vez que abria uma "boquinha" no fio para soldar a derivação, eu tinha que segurar a bobina com as pernas para soldar.
Nos testes que fiz no apto que moro não deu para notar muitas diferenças nos sinais de algumas estações que escutei, devido ao local que moro ser horrível para escutas, mas notei as diferenças no áudio do rádio quando girei os variáveis e testei as dirersas derivações nas bobinas. Como vou viajar essa semana, vou ter mais tempo para fazer testes melhores que vou descrever na próxima parte.
Note que na imagem da montagem concluída, parece que os terminais das derivações da bobina estão tortos, isso é um efeito da foto que só fui observar agora.

8 comentários:

ELETRÔNICA DO PAPAI NOEL disse...

meu vc é macho para montar isso....rsss

vc via virar james bond????rsss


brincadeirinha....adorei.....ficou 10....

abraços tony

Paulo disse...

Belo trabalho. Gostaria de saber que tipo de antena tu pretendes usar no teu posto de escuta e também fiquei curioso com essa histório do ovo cozido para cicatrização. Como é isso? E novamente, parabéns pelo blog.

Picco disse...

Paulo,

Obrigado pela visita, a antena que vou usar é uma long wire, mas vou precisar de um bom terra pra testar bem o acoplador.
O ovo é rico em proteina que ajuda na cicatrização, por isso que falei aquilo hehe., e cozido com um salzinho é uma delícia.

Um abraço

gerson disse...

o que voçe sabe sobre sdr ja montou algum py2per@gmail.com

Picco disse...

Gerson,

Sei muito pouco sobre SDR, sei que é usado junto ao pc, nunca montei e não me atrai muito esse tipo de montagem. Gosto mais de montagens analógicas.

Um abraço

Anônimo disse...

amigo como é a historia do ovo, cozinha e ponha o dedo dentro e dorme com ele no dedo?

Picco disse...

Colega, leia os comentários, mas se você quiser por seu dedo dentro do ovo, quem sou eu pra te proibir, hehe

Um abraço

Anônimo disse...

Ola Boa Tarde
Moro em Sete Lagoas MG.
Picco onde posso encontrar estes capacitores de 250 e 365 pf.Se souber me passa o endereço para que eu possa comprar Grato Alexandre Ruzafa ruzafa@bol.com.br
Coleciono selos , moedas e cedulas antigas e de outros paises se alguem quiser trocar me envie e-mail.