sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Problemas e mais problemas

Mais um HD meu está no bico do corvo e o pior é que nele está todos os meus arquivos de eletrônica, incluindo as revistas. Só as revistas são uns 52 gigas.
Tenho que deixar ele desligado para quando comprar outro HD, tentar fazer as cópias. O que me deixa doido é que não temos um meio seguro para fazer backups, se você grava em DVD uma hora você não consegue mais ler os arquivos, eu falo isso por experiência própria, pois tenho muitos DVDs que fiz backups e que não lê mais, isso porque eu gravei, testei e guardei, estão novos e sem riscos, já o HD sempre vai dar um probleminha, não duram muito, você podem achar muito cinco anos de uso, mas quando eu ajudava um amigo a dar manutenção nas máquinas que ele tinha em sua escola, ele usava diversos HDs IDE, que são bem mais antigos que os SATA que tenho no meu pc e ainda estão funcionado bem.
Não conheço outra alternativa a não ser fazer backups em DVDs, eu estou pensando em usar um HD como backup, mas deixar ele desligado na máquina para aumentar a vida útil e só ligar quando for fazer a transferência de arquivos.
Se algum leitor tiver uma idéia melhor e que não seja tão cara deixe um comentário. Pelo menos as revistas que digitalizei estão na net, se eu perder é só baixar, o problema é achar novamente as revistas e se conseguir achar.


18 comentários:

Anônimo disse...

Picco,
Tenho todas as revistas que você colocou no blog, tudo no HD,CD e DVD.
Caso algum dia precise, posso lhe enviar por e-mail.
Anote: ed_hardware2@ig.com.br
Abraço e boa sorte !

Edson RJ (ED_HARDWARE).

Anônimo disse...

Picco
tambem tive problema em nao conseguir ler um dvd e perder muitos arquivos e inclusive em uns HD que deu pau eu comprei HD para copiar via USB mas um deles deu um erro e resolvi copiar para HD do micro e depois gravei em Blu-ray se em dvd ja perdi espero confiar nos blu-ray pois comprei um gravador BLU-RAY e acredito que nas midias dele de 25GB nao irei perder e vou correr o risco com essa midias assim mesmo ja que em CD e DVD corri perdas e agora espero que nao nao custa nada tentar voce tambem conservar em blu-ray essa nova tenologia ate um dia termos algo melhor e superior a eles e recuperaveis. Abraços

Anônimo disse...

Picco escrevo isso tanto para ti com o para os demais que lerem tu criaste seu blog e disponibilizou essas revistas para nos que muita gente queria ter em seus micros fez um grande favor para muitos que esariamos devendo se nao conseguir peça para todos juntar as que perdeste quem sabe poderiamos gravar em midias e enviar-te em agradecimento por ter juntado para nos no seu blog. Muito obrigado pelo que tinhamos e perdemos e com sua ajuda recuperamos o que o tempo desfez e estragou por ser papel mas agora salvos na forma digital. Abraços

Anônimo disse...

Esqueci de informar que comprei midias blu-ray no mercado livre basta pesquisar as de 25 gb tem preço de 5 a 6 reais e por ai. Embora nao consigo confiar nos dvd quando tenho algo pra preservar n o tempo. abraços

JCROM disse...

Picco, compra um case usb pra hd sata, põe um hd dentro de 500GB ou 1TB e faça copias de tempo em tempo pra este hd e deixe os arquivos rolando no micro, esse hd vai funcionar como um pen drive gigante só ligue pra fazer backup. Fiz isso no meu depois que meu hd deu pau e quase perdi tudo.

Phrozen disse...

Olá Picco:

Tenho duas sugestões que eu uso:

1 - Minha maquina tem 7 HDs e todos eles estão devidamente "coolerizados". Não precisa ser um cooler para cada HD. Um deles está apontado para 4 HDs e alimentado com 5 volts. Uma pequena brisa reduz bastante a temperatura e aumenta a vida util dos HDs. Depois que o HD já começou a dar pau não adianta. Já tem uns bons anos que eu não tenho problemas com HDs.

2 - Eu também venho tendo problemas com DVDs digamos "bio-degradaveis", mas ainda não tive nenhum problema com os regravaveis (RW). Parece que o problema não ocorre com eles. Ainda vou testar mais isso. Só mais tempo pode responder ...

[]'s Walter

Picco disse...

Primeiro quero agradecer a todos pela ajuda, Edson, obrigado, qualquer coisa eu entro em contato.
Para quem deu a idéia do blu-ray eu já pensei nisso, da mesma forma que no começo era usado CDs e depois tiveram que passar para DVDs, agora vem os blu-ray, não sei se é mais confiável que as outras mídias e também não sei se vale a pena pois já tem uma mídia que tem mais capacidade.
JCROM, gostei da sua idéia, quando for comprar outro HD vou ver também o case que você falou.
Walter, eu tenho um cooler na frente dos HDs para refrigerar, mas parece que não adiantou, pelo menos no meu caso.

Abraços

jornal guarita da liberdade disse...

salve em pen drives, são baratos e funcionais.

jose otero disse...

Obrigado por ter disponibilizado esta riqueza de artigos, revistas, livros, etc. Como conselho, posso lhe recomendar que se podem fazer backups em servidores virtuais na internet. Assim fazendo por exemplo, dois backups em diferentes servidores sempre se pode lançar mao do que tiver sido guardado neles. Isto nao impede de usar backups em servidor próprio, tendo ainda mais segurança.

Picco disse...

José,

Esse é um projeto que também já pensei, tanto é que eu ia aproveitar a conta do Mediafire, que é ilimitada, para trocar as revistas e colocar as edições com propagandas, mas ainda não tenho como fazer isso porque não instalei net em casa, mas eu quero também uma cópia para ficar comigo caso não tenha acesso fácil a net para baixar os arquivos, pois já passei por isso diversas vezes.

Um abraço

Picco disse...

Salvar em pen drive ficaria inviável, só de revistas são mais de 50Gb, quanto vou gastar com isso?
E também o pen drive tem certas limitações que outras mídias não tem, a vantagem é que a memória não depende de nenhum sistema móvel como o HD.

Um abraço

Leonio Xanás disse...

Picco, fiz estágio de elétrica em uma das empresas ligadas a Eletrobras e lá no Cepel eles utilizavam HD externo e guardavam todo historico da empresa neles, sem problemas por vários anos, havia um de 3 Teras que mantia todos os projetos e dados da unidade, um HD externo é mais viável pra ti, escolha um de boa marca.

Picco disse...

Leonio,

Obrigado pela dica, eu já estou fazendo uma pesquisa por aqui nos preços, como eu me mudei a pouco tempo, ainda não encontrei um lugar que tem um HD por um preço razoável, como é difícil ficar longe da Santa Ifigênia, hehe.

Um abraço

Warley disse...

Picco,

Recomendo utilizar DVD de marca e gravar em baixa velocidade de gravaçao 2X.
Já tive problemas parecidos com o seu no caso do DVD que depois de um tempo apresenta defeito.
Possuo CDs e DVDs de 10 anos atras sem problemas, mas a dica é gravar em baixa velocidade.
Um HD externo é uma boa se nao for muito utilizado, pois se trata de um meio mecanico magnetico, assim a vida util nao é muito grande se for utilizado constantemente.
Pendrive ou flashdrive nao permitem muitas gravaçoes e com o tempo pode acontecer a corrupçao dos dados e perdas.
Abraço
Warley

Picco disse...

Warley,

Obrigado pela dica, eu gravo meus DVDs na mínima velocidade possível, o problema é que de uns tempos pra cá as mídias não dão opções para gravação abaixo de 8x.
Eu estou pensando em comprar um HD de grande capacidade para guardar e também fazer uploads para esses HDs virtuais, o problema é que ainda estou sem net em casa, e depender de lan house para fazer os uploads não dá.

Um abraço

Anônimo disse...

EH Picco, nao tem muita alternativa. Ou vc upa pra algum lugar com uma net de upload bom, ou compra 2 HDs. Não confie só em um para os dados. Faça sempre um de espelho.
Abraços e cuidado com essas raridades hehehe.

Anônimo disse...

Olá amigo. Aconselho você antes de transferir os dados deixar por meia hora na geladeira teu hd protegido por um plástico. depois que tudo estiver pronto no teu computador e com hd novo, ligar este hd com problemas e copiar rapidamente todos os teus arquivos. espero ter ajudado.

Picco disse...

Agradeço às dicas dos colegas anônimos. Já estou providenciando mais de um local para guardar os arquivos.

Abraços