Antena de Ferrite para OM - Modificação

Esta semana eu andei fazendo alguns testes com a antena de ferrite que havia montado. Já faz algum tempo que eu estava na dúvida de qual medida - comprimento ou diâmetro - poderia melhorar a recepção, como eu tinha um cano de pvc com um maior diâmetro e alguns ferrites de yoke resolvi montar nesse tubo, e o resultado você podem ver abaixo.



Eu não dei um melhor acabamento porque pretendo experimentar mais modificações, então ficou assim mesmo. Modifiquei também a posição do capacitor variável e aproveito para corrigir o valor que é de 410pF.
O tubo utilizado possui diâmetro externo de 3 1/4 pol. [8,2cm] e 20cm de comprimento, foi usado o mesmo número de espiras, 38, para cobrir toda a faixa de 530KHz a 1600KHz.
Não foi preenchido todo o tubo, na extremidade do capacitor tem um espaço de 3,5cm e na outra 1cm. Aproveitei para colocar umas identificações das frequências correspondentes aos limites da faixa, esse limite é do meu rádio, a antena tem uma faixa maior nos extremos, mas não muito, infelizmente meu rádio é limitado e não tenho como saber exatamente a faixa total coberta pela antena.
Nos testes que fiz, eu percebi que se você está tentando sintonizar uma frequência de 900KHz por ex., e o variável está depois dessa faixa, tem uma atenuação na recepção, portanto toda vez que quero sintonizar uma emissora no rádio eu devo girar o variável na posição de frequência mais baixa, isto é 530KHz, antes de girar o dial do rádio, se não vai acabar atenuando as emissoras mais fracas.
É interessante que se possa variar a distância entre a antena e o rádio para que o ferrite do rádio fique em um ponto do campo magnético da antena que tenha a maior transferência de sinal.
Abaixo uns vídeos que fiz para comprovar o funcionamento da antena.


TESTE 1

Nesse teste eu fiz mais ou menos no centro da faixa de OM


TESTE 2
Este eu fiz no início da faixa de OM

TESTE 3
E esse no final da faixa.

Tenho mais alguns vídeos de testes, é só procurar no meu canal.

Conclusão

Eu percebi que houve uma melhora, tanto na recepção quanto na regulagem, este último eu não sei se tem alguma coisa a ver com o diâmetro, usei quatro ferrites de yoke mais um pouco que já tinha, creio que com seis ferrites vai dar para usar nesse tubo e ainda vai sobrar.
Qualquer dúvida deixe um comentário.

6 comentários:

Anônimo disse...

Picco, lembro que usaou um capacitor variavel nessa ele é matalico ou de cobre mas hoje nao se tem mais no mercado entao pode se usar qualquer tipo mini com o mesmo valor. abraços

Picco disse...

Colega,

Usei o metálico, desses que você pode encontrar em aparelhos de som antigos, na falta desses pode usar sem problemas os novos de plástico, com tanto que seja do mesmo valor ou se for dois de 210pF pode usar colocando uma chave para ligá-los em paralelo nas frequências mais baixas.

Um abraço

Raul disse...

Caro Picco
Bom seria se postasse um teste não só realizando a sintonia, mas tirando o conjunto para vermos o seu efetivo ganho, na comparação com o radio sem ele.
Grato.
Raul
Porto Alegre

Picco disse...

Raul,

Obrigado pela visita.

Não tenho certeza se fiz esse teste com essa versão da antena, mas se procurar no blog a primeira antena de ferrite que montei vai ver esse vídeo.
No meu canal no Youtube tem mais vídeos dessa antena.

Um abraço

marcelo disse...

hola daniel ,muy buena antena gracias por compartir este tema para que otros puedan aprender .felicitaciones
podrias enviar detalles de construccion .
saludos
atte marcelo

Picco disse...

Marcelo,

Obrigado pela visita.

Os detalhes estão logo abaixo da primeira imagem, mas se mesmo assim você ainda tem dúvidas entre em contato pelo e-mail que está no blog, no meu perfil.

Saludos