Antena de ferrite RGP3 - Atualização

Tive a oportunidade de fazer novos testes agora usando um rádio Icon mod. IC-R75 com indicador de frequência digital e indicador de sinal em um pequeno encontro de dexismo que fiz em Boituva com meu amigo Ivan Diaz, e como de costume aprendi muitas coisas novas. Com isso eu testei os limites da faixa de funcionamento da antena e ainda conectei uma antena longwire em um dos terminais da bobina.
Utilizei uma bobina para fazer o acoplamento entre a RGP3 e o receptor, é bem simples, basta fazer uma bobina com umas 12 a 15 espiras em um bastão de ferrite. Como eu tinha um bastão comprido e que acabou quebrando ao meio, eu juntei as duas partes e enrolei as espiras. Quanto ao número de espiras eu achei por meio de testes, comecei com duas e fiz o teste até vinte espiras e entre 10 a 15 espiras foi onde obtive maior rendimento.
Notei uma melhora excelente quando conectada a longwire e quando eu for montar uma em definitivo vou colocar um parafuso para poder conectar a longwire na RGP3.

Faixa de cobertura testada

- Limite inferior - 380KHz
- Limite superior - 1640KHz

Com isso é possível aumentar a frequência do limite superior excluindo algumas espiras. Abaixo um vídeo dela conectada ao Icon por meio de uma bobina






Para uma próxima antena eu já separei um tubo maior e de maior diâmetro, pois quero testar se existe muita ou pouca diferença entre esses três modelos que montei, abaixo a imagem do tubo em relação a essa RGP3 atual.



Em breve estarei postando mais uma antena loop de Ondas Médias que fiz. Com ela obtive melhores resultados que a RGP3.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a sua antenna.
Aqui em casa eu fiz uma loop igual ao video abaixo:
http://goo.gl/FLtwI
Funcionou muito bem.
Casei a indutância do loop com os valores máximos e mínimos do capacitor variável de modo a abranger as frequências de toda a banda AM.

Picco disse...

Colega anônimo,

Obrigado pela visita, ficou bem legal essa sua loop, bem compacta, mas o cap. variavel não está interferindo na indutância da loop?

Um abraço