quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Antena de Ferrite - Atualização e finalização da montagem

Fiz mais algumas alterações nessa antena para finalizar de vez a montagem, refiz a bobina e coloquei dentro de outro tubo para ficar melhor esteticamente falando.

Como havia usado um fio mais fino(acho que era 24 AWG) eu refiz a antena usando fio 22 AWG e com isso a faixa coberta pela antena mudou, portanto eu tive que enrolar as espiras e ir reduzindo espira por espira até achar um número que cobrisse a faixa inteira de Ondas Médias com o capacitor variável que usei, também tive que substituir o variável por ter problemas com o outro na hora de fixar no PVC.

Abaixo os dados da antena:

27 espiras de fio 22 AWG [250µH]
Capacitor variável de quatro secções(uma secção está em curto e não foi usada). Com a chave em MW o valor chega até 355pF e com a chave em LW(as três secções em paralelo) chega até 745pF.

Faixa de cobertura

MW
Limite Inferior - 530 kHz
Limite Superior - 1710 kHz

LW
Limite Inferior - 365 kHz
Limite Superior - 1240 kHz


Essa é a aparência final da antena

Para saber mais detalhes e comparar com a versão anterior é só acessar o post da primeira montagem aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, quanto você gastou pra montar essa antena? Gostei!

Edmar C. Andriws

Picco disse...

Edmar,

Obrigado pela visita.

Não gastei muito, o ferrite eu tirei de uns monitores que ganhei, os tubos eu comprei num ferro velho, as duas tampas num depósito e o fio de cobre de transformador usado, acho que não passou de 10,00 sem contar o capacitor variável de metal, o ferrite você encontra também no ferro velho.

Um abraço