Antena de Ferrite para OM de 1 polegada




Essa é uma antena bem simples de montar e que vai surpreender pelo seu excelente desempenho final. Além disso, ela é pequena e fácil de carregar, você pode deixar ela solta ou presa por elásticos no receptor.
Abaixo eu faço um pequeno e breve resumo dos materiais e da montagem, coloquei o valor da bobina como referência, se alguém que for montar tiver um medidor pode comparar com o valor, esse valor não é crítico se respeitado a distância em que a bobina vai ficar no tubo.

 - Materiais

Quatro metros de fio 26 ou 28AWG.
Tubo de PVC de ¾ por 23 cm de comprimento.
Barras de ferrite para OM.
Um capacitor variável de plástico.

 - Construção

Enrolar 46 espiras de fio começando com 9 cm de distância do lado aposto ao capacitor variável. Conectar a bobina em paralelo com o capacitor.

 - Valores medidos

Indutor - 344µH
Capacitor - 9 a 272pF
Faixa coberta pela antena - 515kHz a 1710kHz.


Se a bobina tiver no centro do tubo, a indutância fica maior e a faixa de cobertura vai se deslocar para baixo, não chegando assim a 1710kHz. Pelo contrario, se a bobina ficar mais na ponta do tubo a indutância será menor deslocando a faixa para cima. Se depois de confeccionado a bobina, não chegar a 1710kHz, será necessário diminuir as espiras, isso tem que ser feito uma espira de cada vez para não ficar com a indutância muito baixa e deslocar a faixa de cobertura pra mais de 1710kHz.
Para a montagem dessa antena eu não aconselho o uso de ferrites de yoke, como a quantidade usada é pouca (umas seis barras de ferrite são suficientes) fica fácil adquirir.
Como algumas barras que usei são de diâmetros diferentes eu tive que arrumar de um jeito a preencher o máximo possível do tubo como mostro abaixo.



Para tampar eu colei um pedaço de acrílico com superbonder. Coloquei uns pedaços de jornal por dentro para as barras da ponta não ficar soltas.



A ligação do capacitor é bem fácil, uma olhada na imagem abaixo já diz tudo, só uma pequena observação, alguns capacitores têm os terminais do outro lado, mas não deixa de ser a mesma ligação.



Os terminais das pontas são os “positivos” e os dois do meio são o comum, isto é, “negativo”. Coloquei entre aspas porque capacitor variável não tem polaridade, mas isso facilita nas ligações.
Depois de terminado ficou assim:




Para o acabamento no capacitor eu recortei alguns pedaços de papel, fiz um furo no centro com um furador e com um pouco de cola branca misturada com água eu encaixei os papeis no knob, fixei no variável e depois fui colando os papeis um em cima do outro usando um pincel, ficou como na imagem abaixo.






É possível conseguir todo esse material a um preço muito baixo no ferro-velho, toda sucata de rádio AM-FM tem uma barra de ferrite e um capacitor variável, o fio esmaltado tem nos transformadores. Gastei menos de R$10,00 em tudo e tive ótimos resultados.

Ainda pretendo colocar um pedaço de espaguete termo-retrátil preto pra não ter que ficar passando fita crepe.

Abaixo alguns exemplos do uso dessa antena.

Rádio Imaculada Conceição



Rádio Brasil



CPN Campinas



13 comentários:

Anônimo disse...

Picco, o que acontece se eu pulverizar as barras de ferrite e preencher totalmente o cano de PVC com esse pó?
Desculpe se a pergunta parecer idiota.

Edmar C Andriws

Picco disse...

Edmar,

Não tem nada de idiota nessa pergunta, pelo contrário, é uma boa pergunta.

Se você preencher os espaços vazios com mais ferrite a indutância vai aumentar e você terá que reduzir o número de espiras pois com a indutância mais alta a faixa de cobertura da antena se desloca para OL e não vai chegar a 1710kHz.

Se acontecer isso, é melhor reduzir uma espira de cada vez pois o valor altera bem e se você acabar cortando mais que o necessário você terá somente duas opções, ou coloca um capacitor em paralelo com o variável(que possa ser desligado e ligado por meio de uma chave) ou enrole novamente a bobina com mais espiras.

Se tiver mais dúvidas deixe no comentário.

Um abraço

Anônimo disse...

Era isso mesmo que eu queria saber,obrigado pelo esclarecimento, Picco.

Edmar C. Andriws

Maurício disse...

> Picco, vi o artigo acima, fiquei muito interessado. Tenho um sintonizador Polivoz PR4150, que tinha originalmente uma antena magnética giratória,para sintonizar AM. Parecia um porta-pilhas, pendurado na traseira do aparelho. Adquiri o aparelho de segunda mão,
Está funcionando perfeitamente, magnífico. Exceto pela tal antena do AM, que veio somente o toquinho que servia como pivô para fazê-la girar. Sobraram os seis fios de ligação. Tentei encontrar outra para substituir, mas nem
por decreto.
Pensei então em construir uma, mas também não sei o que havia dentro, além do ferrite e as bobinas. Pelo diagrama, dá para ver que
são tres bobinas, mas não sei o número de voltas, tipo de fio e posição no bastão de ferrite.. ,
Nunca tinha visto assim, c/ 3 bobinas. Quando vi teu artigo fiquei pensando em montar uma parecida, porém acredito que por não ter antena interna, não haverá a indução com a bobina construida...Estou certo?
Já tentei fazer antena quadro, fio esticado, e nada consegui. Pega só uma emissora, e muito mal..

Se souber algo a respeito dessa bobinas/e antena, por favor, me avise meu aparelho é o PR4150
> Polivox.

Este formulário não aceita anexos, senão te enviava o arquivo
> para dar uma olhadinha no esquema..

Picco disse...

Maurício,

Obrigado pela visita.

A antena que você se refere é a própria antena de ferrite de AM, o problema é que essa antena original é parte do circuito tanque de entrada, você só poderá ligar uma que seja do mesmo modelo.
Dentro do tubo tem o ferrite com as bobinas somente, se você tivesse o esquema ou valor da bobina daria para fazer outra, não sei se no esquema elétrico do Polivox tem os valores das bobinas.
Essa antena que montei é acoplada nessa antena de ferrite que nesse seu polivox fica fora do rádio, sem a antena original não funciona.
Meu e-mail está no meu perfil, se quiser entrar em contato pra falar mais sobre isso fique a vontade.

Um abraço

marcelo disse...

Hola luiz daniel , con respecto a poner un condensador para desligar seria de ceramico y de cuanto uf.
Podrias indicar como es la conexion en patalelo con el variable.
Reciba un abrazo y un saludo desde punta arenas chile

Picco disse...

Marcelo,

Obrigado pela visita.

Não entendi sua pergunta, condensador para desligar???

Para ligar em paralelo com o condensador variável é só ligar junto a bobina, porque ela está em paralelo com o variável.

Saludos

Vladimir disse...

Gostei muito da explicação e estava justamente com duvida na ligação do capacitor variavel, mais com a sua devida orientação sanei a minha duvida...
Vou realizar o montagem da antena e depois te falo como ficou.
Grato : Vladimir Melo

Picco disse...

Vladimir,

Obrigado pela visita.

Que bom que deu tudo certo, qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou se você tiver conta do facebook procure pelo grupo Eletrônica na Veia e deixe suas dúvidas por lá que também posso te responder.

Um abraço

Vladimir disse...

Boa noite,tenho uma dúvida e seu usar ferrite imantado para a construção da antena vai dar certo?

Picco disse...

Vladimir,

Pode até funcionar, mas vai cair bastante o ganho dela, eu usava ferrite de yoke de TV e funcionava, depois que usei ferrite para OM eu percebi a diferença, o ganho aumentou quase o dobro.

Outra coisa que também vai influenciar é no valor da bobina.

Um abraço

Jose Carlos disse...

Como proceder para fazer uma antena como você fez, para ondas de baixa frequência abaixo de 100 khz, será necessário quantas voltas de fio?, Se possível o esquema para ondas curtas também?

Picco disse...

José Carlos,

Para frequências abaixo dos 100kHz a bobina tem que ter mais espiras e para Ondas Curtas, menos espiras, não tenho as receitas para te passar pois nunca montei antena para essas faixas, teria que experimentar adicionando mais espiras e testando a ressonância do circuito como fiz com essa antena para OM.

Um abraço