sábado, 1 de março de 2014

Antena de Ferrite para OM de 1 polegada - Conclusão

Essa é a aparência final depois de colocar o termo retrátil.



Eu achei um capacitor variável menor do que esse que usei, também achei algumas barras de ferrite maiores então pensei porque não refazer a antena.

O capacitor variável que achei cabe perfeitamente dentro do tubo, ele entra com um pouco de pressão, não precisa nem colar, mas não deu certo, depois de confeccionar a bobina eu medi a indutância que ficou bem maior que a outra, mesmo assim resolvi testar. A faixa ficou deslocada para a faixa de OL, então fui retirando espiras até que a antena atuasse em 1710kHz, foi aí que percebi que não ia cobrir a faixa toda, chegou um momento em que a antena ainda não atuava em 1400kHz e tendo como limite inferior 560kHz. Como o valor mín. do capacitor variável ficou bem alto, eu acabei desistindo da idéia. Eu poderia tentar combinações com as secções também, mas como eu estava fazendo outras coisas resolvi deixar isso pra depois.

Fiz um vídeo mostrando a diferença de sinal, o tempo não estava muito favorável e pra ajudar uma tempestade com muitos raios estava próxima, tive sorte de ter pouca oscilação no sinal.


6 comentários:

Anônimo disse...

Picco, hoje em dia ainda é possivel captar alguma coisa em VLF, ou essa banda foi abandonada de vez?

Edmar C Andriws

Picco disse...

Edmar,

Olá

Em VLF tem os beacon, mas emissoras acho que só na Europa, mas não tenho certeza quanto a isso. Tem também radioamador em 136kHz, eu nunca captei nada nessa frequência daqui onde moro.
Tem uma lista de beacon no blog do Ivan, se vc não achar, me manda um e-mail que eu anexo pra vc.

Um abraço

Anônimo disse...

Se não for incomodar, me passa a lista por e-mail:

ciberon5@gmail.com

Obrigado.

Edmar C. Andriws

Picco disse...

Edmar,

Já mandei.

Um abraço

ronisch disse...

Tb fiz experiências nesta área, incluindo este processo c ferrites.O ruído local ainda se torna problema em alguns casos.Assim na busca cheguei ao circuito usando um loop balanceado c uma bobina de ar num quadrado de madeira de 1,5m de hipotenusa,15 espiras, variável duplo, c terra central,cada lado da bobina era aplicado num amplificador fet (bf245)balanceado ,assim anulando o ruido local de modo diferencial.Se quiser mando o diagrama.

Picco disse...

Ronish,

Obrigado pela visita.

Envia uma cópia pra mim, talvez eu possa adaptar numa nova loop de 1m que estou para montar.
Aqui onde moro tem um pouco de ruído, mas existe lugares próximos que posso fazer escutas com bem pouco ruído.

Um abraço