quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Carga Ativa - Modificações

Depois de uma troca de mensagens com o Marcos Zampero (PY2TKI) no grupo QRP-BR foi sugerido algumas modificações no esquema da carga ativa a fim de obter um melhor funcionamento.

Modificações

 - Adição de alguns capacitores para evitar algum tipo de espúrio e/ou ruído;
 - Substituição do resistor R1 e do potenciômetro P1 para que a carga atue desde o início do cursor, com os valores anteriores a carga só começava a atuar quando o cursor do potenciômetro estava em aproximadamente 10hs;
 - Retirada dos resistores das bases de Q2, Q3, Q4 e Q5;
 - Alimentação do coletor de Q1 junto com a tensão do potenciômetro e com os ventiladores para permitir que a carga possa ser usada em fontes com outras tensões.

Abaixo segue o esquema já modificado.



Nos pontos que adicionei os capacitores não tinha um terra próximo então usei uns pedaços de malha para levar o terra até os capacitores, nas fotos abaixo é possível ver o resultado.





Para finalizar eu gostaria de agradecer o Marcos Zampero pelas dicas e dizer que a modificação teve ótimos resultados, para quem quiser montar sua carga ativa deve caprichar no dissipador de calor e nas ligações de saída da carga, eu usei fio 6mm² na conexão e não aconselho usar fio de menor bitola.

4 comentários:

hector disse...

Boa tarde Picco. poderia me fornecer a PCI pra fazer uma pra 30 Amps.
Me e-mail JUDESA@PROVESUL.COM.BR, sou hobbista e medico aposentado que brinca com eletronica.
Hector

Picco disse...

Hector,

Obrigado pela visita.

Infelizmente não tenho o desenho da pci pois fiz o desenho diretamente na placa, como é um desenho simples acredito que você não terá problemas.

Um abraço

Sidnei Berti disse...

Boa tarde,

Essa carga suporta tensão de teste de até quantos volts? Qual a Potência suportada? Obrigado.

Sidnei
12 98129.2781 (Whatsapp)

Picco disse...

Sidnei,

Boa tarde.

A tensão máxima fica em 140V, com essa tensão a corrente máxima por transistor ficaria abaixo de 1A limitando a 560W, mas como eu uso para tensões abaixo de 20V então posso extrair 5A de cada transistor ficando com uma potência de 400W.

Um abraço