segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Amplificador para receptor

Eu sempre busco um circuito simples e com um ganho razoável pra montar amplificadores para receptores e já testei alguns circuitos que não funcionaram bem como eu pensava, ou tinham um ganho muito baixo ou não eram tão simples.
Eu achei esse circuito em um site já a algum tempo e era usado em um galena, então pensei que deveria ter um ganho razoável, então na semana passada eu montei um regenerativo de uma das revistas que está na fila para ser digitalizada e resolvi montar esse amplificador para ver, quero dizer, ouvir ele em funcionamento e gostei dele pra usar com fones, eu liguei os fones em série que dá um total de 64 ohms e por isso o som ficou um pouco mais baixo do que deveria, mesmo assim eu achei que ficou bom, sem a necessidade de potenciômetro pra regular o volume, então compartilho aqui o esquema dele pra quem quiser montar.




O capacitor de 100nF que desacopla a alimentação não tinha no esquema original, eu aproveitei que estava usando componentes SMD resolvi colocar.
No sábado passado eu desenhei o layout da placa e fiz a corrosão, como as placas ficaram pequenas e eu tinha um retalho de placa que dava pra montar três circuitos eu aproveitei para deixar alguns a mais de reserva. No domingo a tarde eu terminei, só não fiz ainda a furação de fixação que pretendo fazer de acordo com a montagem.



Da pra ver que o circuito é bem simples e fácil de montar, se eu tivesse usado também os transistores SMD a placa ia ficar menor ainda.



Nenhum comentário: