Amplificador com TDA2005S - Autorrádio Bosch Volksline




Esses autorrádios eram muito comuns na década de 1990 e eram original em alguns carros da Volks como o Gol quadrado, eu tinha um aqui e não ia usá-lo então resolvi desmontar para aproveitar os componentes em minhas montagens.
O ponto positivo é que algumas placas são modulares como o amplificador de áudio que pode ser reaproveitado a placa inteira.
Esses autorrádios  possuem quatro canais e o fabricante usou o CI TDA2005S para cada par de canal, de acordo com o datasheet esse CI tem uma saída de 10W por canal usando uma carga de 2 ohms.
Sendo assim a única coisa que faltou fazer é descobrir as ligações de entrada/saída e alimentação já que a placa é conectada a placa principal por meio de terminais.

A foto da placa do amplificador segue abaixo.




A placa é bem pequena e mede 42 x 42mm e não tem muito segredo para descobrir as ligações, basicamente é só ver a pinagem do CI no datasheet e seguir até a pinagem, tem um pino(pino 4) que digamos foi um pouco mais "difícil" de descobrir, mas vendo os esquemas no datasheet ficou fácil saber do que se trata, portanto o pino 4 vai ligado ao GND da alimentação, o esquema com as ligações e os valores dos componentes segue abaixo pra quem quiser reaproveitar esse amplificador em alguma montagem.




Acredito que muitos autorrádios da marca Bosch parecido com esse como os FIC também usam esse mesmo circuito, mas é preciso confirmar.

Aproveitei para fazer um vídeo do teste.




Outra placa que também é possível reaproveitar em montagens são os controles de graves e agudos, mas essa fica para um próximo post.

13 comentários:

Ricardo Menzer disse...

Interessante. Coincidentemente, ontem mesmo eu terminei a montagem de um amplificador (um canal) usando esse mesmo CI em configuração bridge. Segui o projeto do próprio datasheet.

Picco disse...

Ricardo,

Obrigado pela visita.

Esses projetos do datasheet são mais confiáveis, não tem erro, esse do autorrádio é bem parecido com um que tem no datasheet, mas com alguns valores diferentes e tem dois capacitores desacoplando na entrada.

Um abraço

x disse...

Legal o reaproveitamento do amplificador, mas fiquei chateado por desmontar um rádio que foi usado como padrão no Gol Quadrado...

Rum's disse...

Muito bom.
Tenho dois de radio Motorradio com TDA 2002/3 e de alguns toca-fitas BOSCH 25 e 50 w, TDA 1515 em bridge que sucateei, aproveitando de 2 para amp na bancada e outros usos.
Tbm 3 módulos BOSCH QA 200, 4x25 watts com o radicho, ótimo.
Um salve para os antigos modulares que nos ajudam muito mesmo depois de aposentados...
Abraços.


Picco disse...

X, obrigado pela visita. O rádio estava parado, completo não me servia pra nada.

Um abraço

Picco disse...

Rum's,

Obrigado pela visita.

Depois você compartilha os resultados.

Um abraço

Unknown disse...

Boa tarde,

Notei que você entende muito de eletrônica, poderia me ajudar com um problema no meu radio volksline?

O modelo do meu radio é o mesmo do link abaixo:

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/radio-original-volksline-742201-MLB20295305824_052015-F.jpg

Sou leigo em eletrônica e estava tentando adaptar uma saída auxiliar neste rádio, porem por um descuido meu deixei os contatos de uma peça encostar na carcaça do rádio e deu um curto na hora.

A peça que eu estava mexendo é a peça preta do lado direito do link abaixo:
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/radio-original-volksline-269201-MLB20295306572_052015-F.jpg

Eu havia removido a proteção plástica dessa peça para fazer testes e deu no que deu.

Sabe me informar o nome dessa peça?É possível arrumar ou adaptar outra? Desde já muito obrigado.

Picco disse...

Marcos,

Pelo que eu entendi, essa peça preta de plástico faz parte do conector traseiro, você só encontra em outro rádio, não sei se existe isso pra vender, mas o rádio não liga mais? Verificou os fusível? É aquela peça rosa no conector.

Um abraço

Unknown disse...

Opa, exatamente, essa peça preta de plástico é parte do conector traseiro.
O rádio não esta funcionando, apenas esta acendendo as luzes dos botões quando eu ligo o farol.
Aparentemente o fusível ao lado não queimou, pelo menos visualmente não parece mas não cheguei a testar outro.
Eu estava achando que dentro dessa peça de plástico estava este amplificado que você mostra no vídeo.
Acho que vai ser difícil encontrar outra peça igual a essa.

Picco disse...

Marcos,

Se ele só acende quando liga o farol provavelmente queimou o fusível. O amplificador fica próximo do conector, mas não faz parte dele.

Um abraço

Unknown disse...

Ok, entendi.
Vou realizar um teste com um novo fusível e digo o que aconteceu.

Outra duvida, caso esse problema seja resolvido para que eu possa adaptar uma saída auxiliar eu devo identificar o amplificador do meu radio e os fios "A" e "B" do cabo eu devo conectar nas entradas 1 e 2 do amplificador e o outro cabo no terra. Sabe me dizer se isso funciona?

Obrigado novamente

Picco disse...

Marcos,

Não sei quais seriam esses fios A e B. Para você puxar uma entrada auxiliar, você teria que interromper as duas entrada do amplificador e colocar uma chave para comutar entre o rádio e a entrada auxiliar, as entradas do amplificador estão identificadas no esquema do post, o problema é que esse aparelho tem quatro canais, se você fizer isso com dois canais somente ia ficar estranho, o ideal é analisar o esquema elétrico para pegar a saída de áudio do receptor antes que transforme em quatro canais, assim o som ia sair nos quatro canais e não em dois somente.

Um abraço

Dom Carlos disse...

A PLACA DO TDA 2005S É 12 VOLTS?


carlos.jordachy@gmail.com

por favor se preciso de ajuda sobre a pinagem não tenho conhecimento tecnico