domingo, 26 de junho de 2016

Carga ativa para baixa corrente - Atualização

Depois de usar por um tempo a carga ativa de baixa corrente eu decidi substituir o transistor de potência TIP58A por um TIP35, como a corrente de coletor do TIP35 é praticamente o dobro da Ic do TIP58A eu posso ficar mais tranquilo quanto a limitação da corrente da carga, como não tem nenhum tipo de proteção no circuito eu posso usar essa carga até quase 10A sem medo de queimar o transistor.

Outra vantagem do uso do TIP35 em cargas ativas é a relação custo/benefício. Esse tipo de transistor tem um custo muito baixo, ainda é bem fácil achar original e com uma corrente de coletor que pode chegar a 16A(limitado pelo dissipador), sem falar do seu encapsulamento que é bem mais prático do que transistores que usam o encapsulamento TO3, por isso pretendo também modificar a carga ativa para 20A que montei e substituir os 2N3773 pelos TIP35 futuramente.

Abaixo o vídeo que fiz da substituição e teste da carga.




Reparem que para uma corrente de até 7A é possível usar o mesmo esquema, mas se for drenar mais corrente o resistor de emissor(R2) deve ser trocado por um de 10W ou mais.

Nenhum comentário: