quarta-feira, 10 de maio de 2017

Como converter o Bosch San Francisco para escutar radioamador

É possível fazer a modificação no Bosch basicamente de três maneiras diferentes:

 - A primeira é feita usando um frequencímetro e um gerador de RF(ou VFO) que faz com que seja melhor ajustada;

 - A segunda é feita usando somente um gerador ou VFO que trabalhe na faixa de 7000 a 7300kHz, se for usado um VFO é necessário saber a faixa de cobertura;

 - A terceira e menos precisa pode ser feita sem uso de qualquer equipamento, mas necessita, pelo menos, de um receptor que capte a faixa dos 40m de radioamador.


Como é feita a modificação

A modificação é feita através do ajuste de três bobinas, a bobina osciladora F254(vermelha), e as duas bobinas da entrada da antena F252 e F253.

O primeiro passo é ajustar a faixa girando o núcleo da bobina osciladora F254 no sentido horário, se você tem a disponibilidade de um frequencímetro basta conectá-lo ao pino 10 através de um cap. cerâmico de 10n ou 100n no CI TDA1072(identificado como V200 na placa) para fazer a leitura, a frequência indicada será 455kHz maior que a frequência de recepção, portanto o ajuste na bobina deverá ser feito de modo a ter uma leitura no frequencímetro entre 7455 a 7755kHz.

Mas antes de conectar o frequencímetro e ajustar é preciso colocar um resistor de carga entre o pino 10 e o negativo(pino 6) de 2,2k para que a leitura fique estável, essa ligação está no esquema abaixo que aparece no datasheet do CI.

Figura 1


Se você não tem um frequencímetro terá que usar um receptor que indique a frequência de recepção, dessa forma fica mais complicado pois você terá que escutar alguém no início da faixa com o receptor e depois ajustando a bobina osciladora até captar com o Bosch, note que nesse caso você vai precisar prestar atenção quanto a posição do dial no Bosch, se você deixar o ponteiro do dial no final do cursor nunca vai conseguir ajustar a bobina osciladora para escutar alguém no início da faixa, portanto se você quer sintonizar alguém no início da faixa o ponteiro do dial do Bosch deve estar próximo ou no início também.

Se você tem um gerador de RF basta conectá-lo a antena por meio de um capacitor cerâmico de 100n e ajustar para a frequência de 7000kHz e com o ponteiro do dial do Bosch tudo para a esquerda, isso é, no início, ajuste a bobina osciladora até captar o som característico do gerador. Depois ajuste o gerador para 7300kHz e gire o ponteiro do dial do Bosch até o final da faixa para ver se escuta o som do gerador, captado o som ele já está ajustado, basta agora selar o núcleo da bobina com parafina ou cola.

Abaixo a foto do Bosch já modificado e com o BFO, o CI TDA1072 é aquele próximo a bobina osciladora, ele tem um capacitor colado em cima dele.


Figura 2


O próximo passo é ajustar as duas bobinas da entrada da antena F252 e F253. Para esse ajuste é necessário o uso do VFO ou gerador de RF e um multímetro.

Você deverá ajustar o dial do Bosch para a frequência de 7150kHz(frequência central da faixa), com o uso do frequencímetro basta ajustar para 7605kHz, feito isso conecte um resistor de 2,7k entre o pino 9 do CI e o negativo(pino 6) como carga da mesma forma que está no esquema da figura 1.

Depois conecte o VFO ou gerador de RF na entrada de antena do Bosch, ajuste o gerador para a frequência aproximada de 7150kHz, usando um VFO eu conectei um atenuador entre o VFO e o Bosch para não saturar a entrada de recepção, usei o esquema do próprio datasheet do CI que fica dentro da linha pontilhada na imagem abaixo:

Figura 3


Conecte o multímetro para medir a tensão no pino 9 do CI, ela deve estar um pouco abaixo de 2Vcc, ajuste F252(ou F253) para maior tensão indicada no multímetro, não tem uma ordem para esse ajuste, você pode começar com qualquer uma das duas bobinas, o ajuste é o mesmo, sempre com a intenção de obter a maior tensão na leitura no multímetro, ajuste uma bobina, depois ajuste a outra e depois volte a retocar a primeira, ajuste até obter a maior tensão no pino 9, feito isso basta lacrar as duas bobinas que a conversão está pronta.

Abaixo o vídeo da conversão que fiz:




Quando você faz o ajuste usando o VFO, antes de ajustar as bobinas é preciso sintonizar o VFO até obter a maior tensão cc no pino 9 do CI, assim você estará sincronizando a frequência do VFO com o Bosch.

Se você não tem um gerador ou VFO a única maneira é ajustar as bobinas - quando escutar alguém no meio da faixa - até obter um volume de som mais alto nos falantes.

Os ajustes das bobinas devem ser feitos usando uma chave não metálica, mas é possível fazer usando a chave metálica, basta ter mais paciência na hora de retocar as frequências pois quando você encosta a chave metálica no núcleo da bobina osciladora a frequência altera algumas dezenas de kilohertz.

Ligando um BFO


A ligação do BFO é simples, deve ser usado a mesma ligação que está no pino 10 da figura 1, isto é, conecte um resistor de 2,2k como carga e depois um capacitor cerâmico de 10n e um resistor de 1K em série entre o pino 10 e a saída do BFO.

Como chave para ligar/desligar o BFO eu usei a chave de stereo/mono do Bosch e peguei a alimentação do fio da saída para acionar a antena elétrica, esse fio tem 12V somente quando ligar o Bosch.

O esquema do BFO usado foi esse abaixo:

Figura 4


Esse ressonador cerâmico X1 pode ser encontrado em controle remoto de TV, o transistor aceita equivalentes.

O vídeo com mais detalhes da ligação do BFO está abaixo:




É possível também adicionar um botão de standby na recepção para quem for usar o Bosch em conjunto com um transmissor, para isso basta interromper a trilha do pino 2 do CI que originalmente está ligada ao negativo.

Usei o botão de FM LOCAL/DX para fazer essa ligação, para isso basta ligar a chave entre o pino 2 e o negativo, quando a chave conectar o pino 2 ao negativo tem recepção, quando interromper entra em standby.

Também é possível ligar um VU para indicar a intensidade do sinal recebido, para isso basta ligar o VU no pino 9 do CI da mesma forma que está na figura 1.

Abaixo, um vídeo feito dando um giro no dial para mostrar o resultado da conversão do Bosch:



4 comentários:

Luciano disse...

Picco, experimenta aumentar o valor do resistor que você colocou com o BFO, pois aparentemente o nível dele está muito alto e está fazendo o AGC do rádio entrar em ação, por isso você está tendo que aumentar o volume no máximo.

marcoaureliokt disse...

Muito bom Picco, estou com dois radios destes guardados para fazer esta modificação.

Picco disse...

Luciano,

Eu experimentei 1k e 10k, mas não experimentei valores intermediários, infelizmente o rádio não está mais comigo para que eu possa testar, mas obrigado pela dica, vou repassar para a pessoa que está com o rádio.

Um abraço

Picco disse...

Marco,

Valeu.

Um abraço