terça-feira, 27 de junho de 2017

Antena plano terra para escutar aviação

Fiz essa antena para escutar a faixa de aviação que no meu rádio fica entre 118 a 137MHz, a frequência central é 127,5MHz, sendo assim eu calculei as varetas da antena para 1/4 do comprimento de onda ficando com 59cm aproximadamente.

O tamanho exato não tem muita importância já que a antena vai ser usada apenas para recepção, por isso quem quiser montar não se preocupe tanto com a precisão, isso vale também para o cabo usado que no caso eu usei cabo de 75 ohms e não 50 ohms, mas o cabo deve ser de boa qualidade para que não haja perdas, o cabo que usei é o mesmo usado pelas empresas de TV a cabo ou satélite e que hoje em dia é possível achar em muitas lojas para comprar.

A ligação dos elementos é bem simples e pode ser visto na imagem abaixo:


A montagem da antena é bem fácil, basta ter alguma prática em soldar e furar, eu usei um cap de PVC de 3/4 juntamente com um pedaço de cano de PVC da mesma medida. Os elementos são feitos de fio rígido de cobre de 6mm2.

Em vez de soldar os elementos no cabo coaxial eu soldei em um conector fêmea para uso de cabo 75 ohms, o mesmo conector que tem nas TVs para conectar o cabo de antena, na imagem abaixo é possível ver como ficou depois de soldado os elementos.




Uma dica que dou em relação a solda é usar ferro de solda com mais de 50W para que o tempo de soldagem das varetas radiais seja o mais rápido possível para evitar derreter o cap de PVC, estanhar as pontas dos elementos e o conector para facilitar a solda.

Abaixo um vídeo da antena finalizada e instalada.




No meu canal no youtube é possível ver alguns vídeos de escutas realizadas com essa antena e um vídeo comparando essa antena com uma log periódica para FM.

Nenhum comentário: