BFO para ouvir SSB em receptores comuns

Trago aqui um esquema bem simples de oscilador que pode ser usado como BFO nos receptores comuns para a escuta de SSB.

O circuito é bem simples e usa um ressonador cerâmico de 455kHz de dois terminais, o ressonador de três terminais não funciona nesse circuito. O ressonador de dois terminais é facilmente encontrado em controles de TV.


O trimpot na saída é para ajustar o nível de sinal, como a intensidade do sinal é um pouco alta, o CAG do receptor pode deixar o som do rádio muito baixo.

O transistor pode ser qualquer equivalente a esse como os famosos BC547, os capacitores de 1,2n do divisor capacitivo e de 47p devem ser do tipo NP0 para não variar a frequência com a temperatura.

O acoplamento no receptor pode ser feito enrolando duas ou três voltas de fio na base do último transistor da FI e ligado na saída do BFO, o acoplamento é capacitivo, isso é, o fio da saída do BFO não vai ligado ao circuito do receptor, é só aproximado da última etapa de FI.

Quem for montar, se achar que é necessário pode adicionar mais um capacitor cerâmico na saída de uns 100pF. A alimentação pode ser feita por pilha pois o consumo é muito baixo. Eu fiz algumas medições de consumo em diferentes tensões de alimentação e os resultados são esses:

12V - 8,4mA
9V - 6mA
6V - 4mA
5V - 3,3mA
3V - 2mA
1,5V - 0,8mA


4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde amigo picco quero liga num motoradio em qual ponto posso liga ??? Grato

Picco disse...

Olá.

Você tem que ligar no último estágio de FI, na bobina preta, é só enrolar o fio da saída do BFO no terminal base do transistor do último estágio de FI, ou experimente deixar o fio solto próximo do circuito que também pode funcionar.

Um abraço

Unknown disse...

Obgdo amigo Deus abençoe

PHOTOS E EDIÇÃO disse...

Olá, Você poderia me descrever quais são os componentes
De uma forma mais simples e mais detalhadas