Filtro para eliminar o ruído da lâmpada de LED

Aqui em casa eu já substituí todas as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED e mesmo assim algumas lâmpadas de LED ainda geram ruído na recepção desde a faixa de ondas longas até ondas curtas, sendo assim eu decidi montar um simples filtro para usar na eliminação desse ruído.

O esquema desse filtro é bem simples e flexível quanto aos valores dos componentes usados, tornando assim fácil de montar reaproveitando capacitores e indutores de sucata.

Abaixo o esquema desse filtro.


Os capacitores C1 e C2 devem ser do tipo Y e os capacitores C3 e C4 devem ser do tipo X MKP. As tenções de trabalho dos capacitores devem ser selecionadas em função da tensão(127V ou 220V) que será usado o filtro, para uso em 127V usar no mínimo 250V e para 220V usar no mín. 400V.

É um filtro de fácil construção, se você não tem aterramento em casa pode omitir C1 e C2. Como mostrado no vídeo mais abaixo, o aterramento não faz muita diferença na eliminação do ruído em si, mas se você tem aterramento, é bom usar esses capacitores pois a função deles é eliminar o ruído de alta frequência, sem falar na questão da proteção e blindagem.


O fusível é opcional e eu não usei, fica a critério de quem for montar, na foto abaixo os dois filtros que montei, um para a lâmpada que foi blindado e outro para a estação de solda.



Abaixo um vídeo demonstrando a diferença no ruído da lâmpada sem e com o filtro.




19 comentários:

ch4rlestal0ne disse...

Muito bom farei um aqui em casa para o meu rádio.um abraço picco.

Piter Som disse...

Excelente! Bom seria se todos os equipamentos já saíssem de fábrica com estes filtros, inclusive as lâmpadas. Abraços.

Unknown disse...

Só não entendi uma coisa...o filtro fica na alimentação do radio ou na alimentação da lâmpada?

Eletrónica de Lhu disse...

Olá Picco.
Boas festas para você e sua família.

Raúl Eusébio

Picco disse...

Olá Raúl,

Obrigado, boas festas pra você e família também.

Um abraço.

Fernando Pisarro disse...

Caro Picco por quanto você me vende este seu rádio de ondas curtas? Me parece que é da marca Sony ou estou enganado? Qual é o modelo?

Picco disse...

Fernando,

Esse rádio é da Tecsun modelo PL660, apesar de ele estar com um problema que não permite mais o uso dele com pilhas, ele não está a venda.

Os itens que eu tenho a venda no momento estão nesse outro blog:

https://bugigangasdopicco.blogspot.com/

Um abraço

Unknown disse...

Gostaria do data short do trafo

FRANCISCO BILLA disse...

Gostaria de saber o que você usou na construção da bobina L1 ou se existe pronta? Obrigado!

Picco disse...

Francisco,

Olá.

Essa bobina eu retirei de sucata de TV de tubo, como o valor tem uma faixa bem grande de tolerância você pode usar qualquer bobina. Qualquer sucata que tenha fonte chaveada deve ter uma bobina assim na entrada AC.

Um abraço

Gustavo Gusmão disse...

Se colocar duas bobinas de 100uh no lugar de um indutor desses funciona? Desculpe, mas sou novato na eletrônica.

Picco disse...

Gustavo,

Olá.

Essa bobina do filtro não pode ser substituída por simples indutores por causa da forma como ela é feita, é específico para eliminar o tipo de ruído que as lâmpadas causam.
Essa bobina é fácil encontrar em sucata de fonte chaveada, é a primeira bobina que fica na entrada de tensão AC.

Um abraço

Everson Franz disse...

Olá Amigo!

Tenho um rádio VR 9000 MkII

Uso ele em um caminhão em 24 volts.

Como eu poderia fazer esse filtro, pois tenho 4 farois de led e os mesmo ocasionam interferência.

Grato!

Picco disse...

Everson,

Olá.

Esse filtro não tem polaridade ou capacitores polarizados então não tem problema em ligar na alimentação DC, mas acredito que não irá resolver seu problema porque esse filtro é para tensão AC, você pode testar se quiser.

Para filtrar DC o filtro mais indicado é esse: https://flic.kr/p/2jALn2H

Você também pode usar ferrites de fontes de computador no fio de alimentação do rádio, você pega um ferrite toroidal e da umas duas a três voltas com os dois fios(positivo e negativo) no toroide.

Um abraço


Savio de Paula disse...

Boa noite.
Esse filtro tem que ser colocado na alimentação da lâmpada ou na alimentação do rádio?

Picco disse...

Savio,

Olá.

Esse filtro tem que ser colocado na lâmpada pois é ela que causa o ruído.

Um abraço

Alex Costa disse...

Picco

Há mais de cinco anos montei um filtro parecido com esse do link, só que ele é filtro duplo com duas bobinas toroidais retiradas de uma fonte para notebook (filtro AC), dois VDRs e três capacitores X2 (680nF, 2 de 100nF em série e na saída do filtro, um de 220nF) com tensão de 275V. Utilizo nos meus receptores de ondas médias e curtas com ótimos resultados, sem ele é muito difícil a sintonia devido ao forte ruído.
Abs

Alejandro Zaragoza disse...

No meu caso, preferi trocar todos os Led com alimentação de 12VCC. Normalmente, quem gera o ruído, é o inverso de 110V para 36 a 48V. Trocando por alimentação de 12VCC, só utilizar estas pequenas fontes de 12VCC, onde maioria tem excelente filtragem.

Picco disse...

Alejandro,

Olá.

Essa é uma ótima opção que eu já estava pensando em fazer aqui em casa, ainda não achei as lâmpadas de LED de 12V para experimentar, mas acredito se seja melhor não só por causa do ruído, mas pela durabilidade, acredito que a maioria das lâmpadas de LED 127/220VAC queimam porque o "reator" usado é uma fonte de tensão e não de corrente.

Um abraço