Fonte variável para bancada com três saídas independentes – Atualização

 

    A princípio, eu montei essa fonte porque eu precisava de três tensões independentes para testar um circuito comparador de tensão, na primeira versão(1) como não tinha muito espaço na caixa eu aproveitei para testar uma montagem um pouco diferente, eu tinha um monte de componente retirado de sucata e não ia gastar muito nessa montagem então pensei, porque não montar logo uma fonte em vez de ficar montando tudo de qualquer jeito na bancada?

    Depois que montei, eu percebi que não tinha apenas uma fonte de três saídas, mas uma fonte simétrica também pois era só ligar duas saídas em série para ter uma tensão simétrica.

    Eu já montei uma fonte simétrica com regulador positivo e negativo(2) e não gostei muito do seu funcionamento, não da para usar a tensão positiva sem carga na tensão negativa se não a tensão não estabiliza. Não sei isso se acontece com outros circuitos de fontes simétricas, mas achei meio estranho isso.

    Eu também precisava de uma fonte de bancada simples para testar minhas montagens, como minhas montagens não costuma necessitar de muita corrente, eu usei o LM317 por causa da facilidade e simplicidade do circuito, além de que o regulador tem um monte de proteções.

    Esta atualização é baseada no circuito da fonte boa e barata(3) que desenvolvi para usar como fonte reserva de bancada, o esquema elétrico está na figura 1.

 

 Fig.1

 

    O circuito usa dois reguladores LM317 em paralelo para reduzir o problema da dissipação, mesmo eu montando circuitos de baixo consumo, se a tensão de alimentação for baixa a dissipação será alta.

    O circuito em si não tem muito segredo, o destaque está na retificação com a filtragem dos ruídos de alta frequência, os resistores R2, R3, R4 e R5 reduzem o tempo de recuperação dos diodos, os capacitores C2, C3, C4 e C5 filtram o ruído elétrico residual e para finalizar, os ferrites FB1, FB2, FB3 e FB4 filtram o ruído magnético.

    Os resistores R6 e R7 são usados para proteger os diodos na hora que liga a fonte, a filtragem principal é feita por um capacitor eletrolítico de 6800uF.

    R9 é o resistor de carga, esse resistor é constituído de dois resistores de 1k x 3W em paralelo, esse resistor é usado para descarregar o capacitor de filtro quando a fonte é desligada e manter a fonte estável quando ligada pois serve como carga mínima para a etapa sem regulagem.

    Dessa parte em diante todos os diodos são para proteção e os capacitores para filtragem, R10 e R11 constituem um divisor de tensão junto com o potenciômetro P1, R12 e R13 são usados para equilibrar a saída dos reguladores. Eu usei um potenciômetro de fio de 4W pois os baratos dão problema fácil.

    Os componentes D10, R14, C11, C12, C13 e C14 são todos soldados junto ao borne.

    Na figura 2 tem o esquema de ligação dos componentes da entrada até o transformador T1.

Fig 2


    O filtro AC é daqueles comuns que já vem junto da tomada de entrada, S1 é a chave principal enquanto S2 comuta entre 127V e 220V do enrolamento primário. TR1 é um transformador toroidal com três primários de 20V x 2A que reaproveitei da montagem anterior, assim a saída máxima que terei estabilizada é 15Vcc, futuramente irei modificar os secundários para aumentar a tensão de 20V para 25V, mas quem for montar, tem que usar a especificação do esquema.

    Além desse circuito eu adicionei uma simples fonte para dois ventiladores que pode ser visto na figura 3. Devido a sua simplicidade, não vejo necessidade de descrever esse circuito.

 

Fig. 3

 

Abaixo segue as fotos da fonte.


Foto 1


Foto 2


Foto 3


Foto 4


- Referências


(1) - https://blogdopicco.blogspot.com/2015/10/fonte-variavel-tres-saidas_25.html

(2) - https://blogdopicco.blogspot.com/2011/02/fonte-simetrica-12v-20v-x-1a.html

(3) - https://blogdopicco.blogspot.com/2023/03/fonte-boa-e-barata-para-bancada-com-o.html

 

 

Nenhum comentário: