Diferença no acoplamento térmico entre a mica e silglass


Desde que eu comecei a ver nas sucatas essas borrachas cinza (Silglass) sendo usada no lugar da mica eu pensei em fazer um experimento prático para fazer as comparações para saber se a diferença é grande ou não no acoplamento térmico.
Eu achei alguma informação sobre o silglass nesse site e sobre a mica nesse site, para quem quer saber mais a fundo sobre as informações técnicas desses dois isolantes terá que fazer uma pesquisa mais profunda, o meu interesse era só para saber a composição do silglass que eu ainda não conhecia.

Bom, agora vamos ao experimento. Eu usei dois reguladores de tensão do tipo 7809 do mesmo fabricante, fixados no mesmo dissipador (assim a dissipação será igual nos dois componentes, mas também poderia usar dissipadores individuais desde que sejam idênticos), sendo que um deles usando mica e pasta térmica e o outro regulador usando silglass, a imagem dessa montagem pode ser vista na figura 1.

fig. 1


O tipo de fio usado na ligação é o mesmo para todos os terminais, sendo que os terminais da entrada e negativo estão soldados junto, somente a saída que foi separada para ligar a carga individualmente. Os valores das tensões de saída tinham uma diferença de 0,1V, mas isso não afeta o experimento porque a corrente nos reguladores foram controladas e praticamente idênticas, como a carga não é estável, o ajuste de corrente de carga ficou entre 1,22A a 1,28A.

A ideia era deixar a corrente circulando pelo regulador por uns 10 minutos e depois medir a temperatura do corpo do regulador, no caso, aquela parte de metal que é usada para fixar o semicondutor, com isso, vamos ver que o isolante usado no regulador que teve a menor temperatura, terá o melhor acoplamento térmico.

As figuras 2 e 3 mostram a diferença entre a temperatura dos dois reguladores usados nos testes.

fig. 2

fig. 3


- Conclusão

Depois de observar as figuras 2 e 3 podemos concluir que a mica tem um melhor acoplamento térmico, mas essa diferença é bem pouca, assim, quando for adotar o tipo de isolante térmico nas suas montagens, devemos levar em consideração outros fatores para poder selecionar entre os isolantes, acredito que na maioria dos casos pode sim ser usado o silglass sem problemas.

Em casos onde o semicondutor irá trabalhar em alta temperatura, 4 graus de diferença pode fazer a diferença entre um semicondutor funcionando ou danificado, nesses casos o melhor a adotar é a mica com a pasta.

É bom lembrar que a temperatura afeta as características de semicondutores de junção PN assim como o seu tempo de vida útil, por isso, na medida do possível, evite usar isolantes entre o semicondutor e o dissipador para favorecer a vida útil do semicondutor e melhorar o acoplamento térmico.


O link para o artigo em pdf pode ser baixado aqui e vídeo mostrando esse experimento pode ser visto abaixo:



5 comentários:

pegaso disse...

muito boa informação! meus parabéns.

flavio disse...

Na minha humilde opinião deveria ter usado o mesmo componente, e não dois iguais. Lotes podem ter uma diferença térmica de desempenho. Vida util e etc... Com o mesmo componente, com a mesma corrente, só que com os dois materiais. Um em cada momento.

Picco disse...

Flavio,

Olá.

Não sei se é pra tanto pois as variações devem ser muito pouca se não, o fabricante não colocaria a venda, até porque o componente tem que estar dentro das características que está no datasheet, se a diferença for grande não há motivo para o fabricante colocar a venda.

O que eu tentei fazer é achar dois reguladores do mesmo lote, mas não consegui nem com reguladores de outros fabricantes.

Um abraço.

Valmir disse...

Pergunto:
Podemos usar dois ou mais silglass (um grudado em cima do outro) para aumentar a eficiência ? É uma boa ideia, ou não trará benefício algum ? Grato.

Picco disse...

Valmir,

Olá.

Não sei se vai aumentar a eficiência se usar dois ou mais silglass junto, eu nunca testei na prática, a função dele é só isolar o componente do dissipador, se usar dois vai melhorar na isolação elétrica, mas não tenho certeza quanto a questão da troca de calor que a meu ver é mais importante.

Um abraço